segunda-feira, 3 de setembro de 2018

DIVULGAÇÃO DO INFORMATIVO "LUTAR SEMPRE!" - agosto 2018: SINTEPP-Subsede de Igarapé-Miri

(Divulgação: Subsede de Igarapé-Miri)



Companheiras e Companheiras, segue um conjunto bem resumido de INFORMAÇÕES sobre a Luta que o SINTEPP vem desempenhando há muitos anos, em Igarapé-Miri (PA).
Nesta edição de nosso Informativo “Lutar Sempre!”, focamos das questões, nos “fronts” de lutas de agosto/2018.
Pedimos a vc que compartilhe (Facebook é fundamental), divulgue nos grupos das escolas municipais. É importante que cada Trabalhador/a da educação pública neste Município conheça, compreende.

Segue:

INFORMATIVO “LUTAR SEMPRE!”
Ano: IV (edição não-numerada)
31 de agosto de 2018
Editor: Prof. Israel Fonseca Araújo (poemeiro@hotmail.com)


1. SAÍDA DA GREVE/2018 (SUSPENSÃO): a Categoria decidiu sair da Greve, numa Assembleia, exatamente para continuar em ESTADO DE GREVE, sendo que a tarefa é continuar na tentativa dos debates/diálogos com a Gestão Municipal, com a Direção da SEMED; a estratégia do Diálogo é uma prioridade para o Sintepp. Infelizmente, o Governo Antoniel Miranda foi à justiça "por cima", entrou no Tribunal de Justiça do Estado do Pará no sentido de barra a Greve legítima da Categoria (o que causou a Greve deste agosto foi a falta de diálogos, de respostas consistentes da gestão), sendo que essa ação do Governo acaba por prejudicar a todos/as Nós, pois o pleito poderia ter sido apresentado ao Poder Judiciário em Igarapé-Miri (assim, não teríamos de suspender uma importante Reunião com a SEMED, agendada para a manhã de hoje; mas, enfim...). A primeira Reunião do GT seria em 31/08, mas estamos pedindo para o dia 03/09;

2. PCCR PARA SERVIDORES/AS NÃO-DOCENTES (“APOIO”)/REVISÃO DO PCCR MAGISTÉRIO (Lei 4.995/2010): o Sintepp luta, há muitos anos, pela existência de uma Lei Municipal (lei deste Igarapé-Miri) que dê garantias de valorização, de Carreira, de poder progredir na sua vida funcional a tais Servidores/as (ou seja, queremos que os Vigias, as Serventes, Merendeiras, os/as Agentes e Assistentes Administrativos, os Motoristas... tenham Valorização: VC TBM DEFENDE ESSA CAUSA?; então, se junte a Nós nessa Luta!).
Nesse caso, estamos negociando com o Secretário Reynaldo a realização de uma Reunião ampliada (entre SINTEPP, SEMED e Servidores(as) de Apoio Escolar) para acontecer no dia 18 de setembro, às 15:30h, com as assessorias jurídicas para tratar da finalização da PROPOSTA DE PCCR para nossos irmãos e nossas irmãs que são do Quadro não-docentes; o Secretário está se posicionando, dizendo que concorda; assim, faremos a chamada, o documento conjuntamente com o Secretário. A chamada será do Secretário, juntamente com o Sintepp, o que nos leva a acreditar na adesão de nossos pares; também queremos negociar a reformulação do PCCR do Magistério, já em vigor.
O que o Sintepp quer é um PCCR Unificado e está aberto a discutir esse projeto juntamente à gestão Antoniel/Reynaldo;

3. CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: o Sintepp continua pedindo ao Governo Antoniel a Posse, a instalação de fato e DE DIREITO do nosso Conselho de Educação (pedimos em maio, em junho, em duas reuniões de julho, numa Reunião no Ministério Público (em agosto), nas reuniões sobre a Greve; sempre pedindo, sempre reivindicando: o Conselho de Educação é uma obrigação, não é uma escolha; decorre das disposições constitucionais, da LDBEN 9.394/96, do nosso Plano Municipal de Educação, da própria Lei que criou o Conselho (5.115/2016), entre outras. Não podemos aceitar essa situação e, vc, que está ciente dessa importância, dessa relevância, pode nos ajudar. Pense nisso!

4. PORTARIA DE LOTAÇÃO/2018: está sendo negociado com a gestão (dentro de um GT/Grupo de Trabalho Sintepp-SEMED) a reconstrução da Portaria de Lotação de 2018; há um documento do Secretário de Educação, com data de 08/01/18, com a qual o Sintepp não concorda; ainda não há uma palavra do Secretário sobre os finalmente dessa reconstrução da Portaria), mas o mesmo concordou com o Grupo, com os estudos, o que foi muito importante para a Categoria avaliar o cenário e se decidir sair da Greve.
Nessa Portaria, por exemplo, a SEMED definiu que a jornada mensal dos/as docentes do SOME para 100 (cem) HORAS; vejam bem, 100 horas para uma pessoa que estava trabalhando, há quase dez anos, com 200 HORAS. Isso significa que uma pessoa que sustentava a família dela com (p. ex.) 3.200 reais, passaria (ou passará) a 1.600 reais; e aí lá se vai o dinheiro das prestações das casas, dos carros, cortes de 50% nos alimentos das famílias etc.; situações que podem levar a estados depressivos e outras mazelas. O trabalho, na Educação do Campo, exatamente como se fosse na educação “urbanocêntrica”, onde a realidade é outra e os docentes têm trabalhado historicamente no regime de horas-aulas... Entendemos que o SOME (anos finais do Fundamental, nas escolas rurais) é parte integrante da Educação do Campo; que “isso” é outra coisa.
Esse é somente um elemento ao qual queremos nos reportar, no Grupo de Trabalho; mas, claro, se trata de uma árdua luta;

5. SITUAÇÃO DOS/AS DOCENTES DO SEGMENTO SOME: conforme já frisado acima, as questões relacionadas à jornada de trabalho dos/as docentes do SOME está delicada; Professores/as que têm apenas um vínculo, ou seja, que têm disponibilidade para o trabalho no campo, em Igarapé-Miri, passam a sofrer uma significativa perda em suas jornadas; cortes indevidos foram feitos, no final de junho/2018, o que foi desfeito pela gestão (SEMED), pois os erros foram muito visíveis: a Luta dos Professores, juntamente com o Sintepp, levou a essa pequena (mas importante) Conquista; aí, as previsões de Lotação para os Módulos 3 e 4 foram apresentadas ao Sintepp, as quais foram respondidas. Em resumo, assim o sindicato se manifestou: entende ter havido preterimentos e outros “equívocos” na previsão de Lotação; sindicato quer dialogar e buscar saídas para essas questões [em Grupo de Trabalho]; em Reunião, profissionais que atuam no SOME deliberaram requerer: a) Proposta de Projetos para complementar Jornada de trabalho; b) Alojamento com estrutura; c) Voltar as escolas do SOME (onde funcionava e foi retirado); Sintepp requer a Lotação do Professores/as nos Módulos 3 e 4 da forma como fora feita no Módulo 2 (200h mensais); que essa lotação para os Módulos 3 e 4 seja garantida enquanto o Grupo de Trabalho Sintepp-SEMED; quem tem disponibilidade não pode ficar com carga horária reduzida; outra questão:

Não temos acordo com a posição da SEMED de que a complementação de jornada “não será mais possível tendo em vista a impossibilidade de implementação de atividades no contra turno no Sistema Modular”, uma vez que este sindicato acha a proposta de projetos viável, que os mesmos podem e devem ser acompanhados por equipe técnica da SEMED, avaliados (até recusados, motivadamente), de modo democrático (SEMED, escolas, professores(as), conselhos escolares, conselhos de classe...) e que uma complementação de jornada no SOME pode ser viável, pois entendemos que a realidade educacional é mais que o ministrar aulas nas salas, nas horas disponibilizadas no Horário semanal das escolas.
Sindicato chamará o segmento para debater essas e outras questões, como desdobramento da Greve e da possibilidade de construir alternativas junto à Gestão!

6. LEI SOBRE CUIDADOR DE ALUNOS/AS (EDUC. ESPECIAL): Governo afirma que precisa ser criada legislação (lei municipal) para criar o Cargo de Cuidador; sindicato que acordo com o fato de que a lei deve existir; só é preciso estudar e debater essa realidade; é preciso haver garantias para os alunos/as e para que lhes auxiliar. Governo já está elaborando e chama o Sintepp para debater. Participaremos;

Também é possível registrar a vc os pontos de Pauta, além dos já citados, deste ano e de anos anteriores (pois a luta não para quando um ano se finda). Vejamos:

a) Transporte Escolar: tem se apresentando de modo muito irregular, no primeiro semestre/2018 e em 2017, inclusive há informações e denúncias de que condutores de alunos do meio rural estão ainda sem receber o mês de junho/2018
Posição: Sindicato requereu a quitação do pagamento de junho (integral); os Pagamentos do ano de 2017; Relação nominal de contratados/as para o restante do ano 2018;
b) Efetivação de PAGAMENTOS EM ATRASO aos Profissionais Contratados/as do ano 2017 (foi construído um TAC, entre MP e Prefeitura/SEMED/SEMAD, mas os pagamentos não foram realizados até esta data, nem Cronograma de comprometimento foi apresentado, nem Acordo extrajudicial etc.);
c) Implementação da HORA-ATIVIDADE devida aos profissionais docentes, nos termos de legislação nacional (também é um ponto de Pauta, de lutas, até hoje sem resposta);
d) Reajuste Salarial aos Profissionais do Magistério da Educação para o Ano de 2018, à razão de 8,5% (oito e meio por cento) em relação ao valor praticado em 2017 e efetivação de reajuste aos Profissionais não-docentes;
e) Conclusão do Ano Letivo 2017, nos termos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Município de Igarapé-Miri junto ao Ministério Público (obediência à LDB, a 9.394/1996): o mínimo de dias letivos é 200 e isso tem de ser comprovado;
f) Realização de REUNIÕES QUINZENAIS, regulares, entre equipe da SEMED/GOVERNO e Representantes do SINTEPP;
g) Realização, junto às demais Secretarias e órgãos de Governo, de CONCURSO PÚBLICO EM 2018, mediante imediata instalação de Grupo de Trabalho, destinado a cuidar dos preparativos do Certame;
g) Divulgação, se possível até o dia 25 de cada mês, de CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO MÊS EM CURSO;

TEM MUITO MAIS A RELATAR, mas o tempo e os espaços são curtos demais.

Excelente fds. Que setembro seja repleto de Conquistas, ou seja, permeado por muito trabalho e muitas Lutas.

#SINTEPPFORTE&COMBATIVO

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Israel Fonseca Araújo é um dos Coordenadores-Gerais da Subsede de Igarapé-Miri, juntamente com o Companheiro José Moraes Quaresma.

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